Filha de Wando revela maratona que enfrentou para visitar o cantor

08/02/2012 01:26

Katiuscia Czakaj emocionou o pai ao entregar foto dos netos de 2 e 5 anos, que trouxe da Alemanha

 

Katiuscia Czakaj não via o pai há cinco anos, mas sempre se comunicava com o artista via Skype

 

Muito emocionada e tropeçando no português, com um leve sotaque pernambucano, Katiuscia Czakaj, de 32 anos, a filha de Wando, de 67, que cresceu na Alemanha, revelou nesta terça-feira (7) ao Portal HD a maratona que enfrentou até chegar a Belo Horizonte para visitar o cantor, que não via há cinco anos. 


Katiuscia, que estuda marketing, disse ter ficado surpresa ao receber a notícia sobre o delicado estado de saúde do cantor, submetido a uma cirurgia cardíaca no último dia 28. "Minha irmã Gabriele me ligou avisando. Fiquei muito triste e tomei a decisão de vir para Brasil no dia seguinte. Foi muito difícil encontrar a passagem e a viagem foi uma verdadeira tortura”, disse. 

A moça, que mora próxima a Düsseldorf, na Alemanha, teve que ir de metrô até Frankfurt, distante 230 quilômetros. Depois, pegou um voo de 14 horas direto para Recife. "Como tinha que fazer escala de qualquer jeito, passei na casa de parentes, em Pernambuco. Minha mãe já estava lá e me recebeu". 

Katiuscia chegou à capital mineira na segunda-feira (6) e no mesmo dia se encontrou com Wando, ainda internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Biocor. “Ontem foi lindo. Ele estava muito presente. Me deu um beijo, perguntou pelos netos... Dei de presente um porta-retratos com uma foto da família, eu, meu esposo e meus filhos. Ele ficou muito emocionado e até apertou a foto contra o peito por um momento. Hoje (terça-feira) ele estava mais cansado e dormiu durante quase todo o tempo da visita. Mas está bem”. 

“Agora que cheguei aqui e pude estar com ele fiquei mais tranquila. Mas estava muito apreensiva quando recebi a notícia. É difícil entender a situação, porque não dava para saber se a mídia estava falando a verdade sobre o estado de saúde dele. E como não entendo os termos médicos, falo só o básico do português, eu ficava ainda mais nervosa e triste quando procurava saber”, completou. 

Aliviada e feliz de ter passado um tempinho na companhia do pai, Katiuscia fica emocionada ao ver as homenagens que Wando vem recebendo. “Acho lindo esse carinho. As ações são maravilhosas e mostram que as pessoas estão pensando, rezando e torcendo por ele. Depois, quero mostrar tudo para ele". Ainda segundo a filha, o cantor mandou um beijo para os fãs e disse que está muito feliz com os recados e com a força que tem recebido de seus admiradores. 

Como boa filha de artista (que artista é), a estudante também quis prestar sua homenagem. “Escrevi uma música para ele depois que cheguei a Belo Horizonte. Vou mostrar para ele e, se gostar, quero gravar”. Indagada se podia cantar um trechinho, a resposta foi negativa. “Quero que o meu pai veja antes. Se ele gostar, mostro para vocês", disse, com um simpático sorriso no rosto. 

Fã do trabalho de Wando, Katiuscia revelou que sabe cantar praticamente todas as músicas, apenas falhando em algumas do último álbum. E sobre as calcinhas, que são marca registrada do cantor, ela diz achar um barato. “Ganhei três calcinhas dele e guardo com o maior orgulho. A música dele toca o coração das pessoas, homens e mulheres e, por isso, nunca tive pensamentos negativos sobre isso”.

 

A estudante escreveu uma música em homenagem ao pai e quer mostrar para o cantor antes de voltar à Alemanha (Foto: Flavio Tavares)

 

Sobre excessos, Katiuscia afirma que não faziam parte da vida do artista. “Acredito que o problema do meu pai foi hereditário mesmo. Nunca o vi fumando ou bebendo. Para falar a verdade, ele não gostava nem de me ver tomando caipirinhas”, revelou. 

A moça é mãe de Max Vinícius, de 5 anos, e Ben Francisco, de 2, que chama o cantor de “opa Wando” (vovô Wando, em alemão). Os quatro conversam bastante, via Skype, apesar de o artista nunca ter conhecido os netos pessoalmente. “Queria trazer meus filhos ao Brasil. Não nessa situação, é claro. Mas Ben ainda é muito novo para fazer uma viagem tão cansativa. Vou esperar ele completar 4 anos e venho com toda a família”. Katiuscia, que é filha do cantor com a artista plástica e pintora Lúcia Hinz, de 57 anos, deixa BH na quarta-feira (8) e volta para Recife, de onde, na quinta, vai direto para a Alemanha. Ao final da entrevista, ela dá o veredicto: “Daqui a pouco ele está de volta com a gente!” 

Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Biocor na tarde desta terça, Wando está acordado, vem mostrando melhora clínica e está em processo de retirada gradual da máquina que auxilia na respiração. E apesar de não ter tido complicações, persiste sob cuidados intensivos.

 

blog comments powered by Disqus